A palestra foi ministrada pela doutoranda Camila Bitencourt, estudante do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais (RGV) da UFSC. O evento ocorreu nas dependências do Campus de Curitibanos no dia 22 de novembro de 2019. A palestra teve como objetivo proporcionar aos ouvintes o conhecimento de algumas técnicas e a importância da resistência das plantas a patógenos. A palestrante expôs sobre a importância do Melhoramento Genético como uma ferramenta essencial na redução de danos causados pelos mesmos.
O Grupo PET-Ciências Rurais agradece imensamente a participação da Camila em atividades do nosso grupo em prol do compartilhamento do conhecimento com a nossa comunidade acadêmica e local.
A participação do grupo PET – Ciências Rurais em atividades nas escolas da região de Curitibanos, SC propõe aulas práticas e expositivas para os alunos de ensino fundamental e médio. No dia 11 de outubro de 2019, os estudantes Laura, Maysa e Werner, integrantes do grupo PET, participaram de uma aula no Núcleo Municipal Getúlio Vargas para a turma do 8º ano do ensino fundamental. A temática abordada foi o sobre o material genético DNA e suas funções e características. Além disso, foi realizado uma atividade prática de extração de DNA de morangos e um questionário para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos participantes.
Em um primeiro momento, ocorreu a apresentação dos PETianos e do Programa aos alunos da turma. Em seguida, iniciou-se a apresentação do conteúdo. O método escolhido pelo grupo para estimular a participação dos alunos foi através de um questionário sobre o tema, propondo os alunos que procurassem as respostas em suas anotações e livros. Outro ponto importante utilizado foi a busca de conhecimento através de comparações com objetos e situações do dia a dia e curiosidades sobre o assunto abordado.
Ao finalizar a aula teórica, a turma foi dividida em três grupos e realizou-se o experimento de extração de DNA de morango.
Foi um momento que houve grande interação entre os integrantes do PET e a turma, onde, sempre que possível, os estudantes auxiliaram na realização do experimento. O momento prático foi de muita curiosidade e de interesse. Com isso, foi possível verificar a importância no investimento em atividades práticas que estimulem os alunos a pensarem e buscarem comparações com elementos do cotidiano, para uma melhor compreensão do conteúdo.