Atividades do PET Ciências Rurais durante a Pandemia

09/06/2020 15:02

As atividades do grupo PET Ciências Rurais para o ano de 2020 foram planejadas e estão sendo realizadas, porém, o grupo já vem se adaptando à nova realidade frente a pandemia do Covid-19 e Isolamento social. As reuniões ocorrem por web conferência para que o grupo se organize nas atividades além de trocar informações e experiências, da mesma forma que ocorria nas reuniões presenciais.

O grupo vem atendendo de maneira remota as turmas do 8° ano do ensino fundamental do Núcleo Municipal Professora Teresa Lemos Preto e as turmas do 8° e 9° ano da EEB Santa Teresinha. Outra escola que também faz parte do projeto é a Escola de Educação Básica Frei Rogério de Ponta Alta do Norte, SC, atendendo as turmas do 6° ano do ensino fundamental e as turmas do 1° e 3° ano do Ensino Médio.

O grupo está produzindo vídeos curtos e educativos, intitulados como “Dica dos Petianos”, esses vídeos são divulgados semanalmente nas redes sociais, tanto aqui no nosso site com também no Instagram (@petcienciasrurais) e facebook (@petcienciasrurais).

Em relação as ações ligadas as atividades extracurriculares, os petianos já realizaram nesse semestre, três atividades com intenção de complementar e intensificar a formação dos estudantes em questões e/ou temáticas na área da Ciência. A primeira temática do ciclo de debates foi sobre “Saúde Emocional no Distanciamento Social” com a participação do psicológico Greison Rocha, este evento ocorreu no dia 29 de maio. A live sobre “Impactos da Covid-19 na Universidade: perspectivas do novo normal” com a participação do prof. Dr. Alexandre de Oliveira Tavela foi realizado no dia 02 de junho. O minicurso “Como encontrar documentos científicos”, organizado pelo grupo com parceria com o curso de Agronomia e o Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN), foi ministrado para duas turmas nos dias 03 e 04 de junho.

O grupo vem realizando diversas ações que integram a tríade do programa PET, tanto com parcerias internas a UFSC como com a comunidade. Desse modo, com as atividades já realizadas pelo grupo PET Ciências Rurais, percebe-se sua importância para a Universidade Federal de Santa Catarina – Campus de Curitibanos, o qual contribui para uma maior aproximação da sociedade com a Universidade.