RECEPÇÃO AOS CALOUROS 2020-1
A tradicional recepção aos calouros do Campus de Curitibanos da UFSC ocorreu neste semestre no dia 04 de março de 2020 e, é claro, contou com a presença do Grupo PET Ciências Rurais. Nesta reunião onde estão sempre presentes os calouros dos três cursos ofertados em Curitibanos, as entidades estudantis, diretoria universitária, servidores e professores se apresentam e apresentam o Campus aos recém chegados. Neste importante momento na vida de uma pessoa que é entrar em universidade muitos dos jovens alunos encontram-se muitas vezes desinformados ou com dúvidas a respeito de quase tudo envolvendo o meio acadêmico e, apresentação do grupo PET, contando sua história, as atividades já realizadas e as que viram a ser realizadas auxilia neste momento de adaptação.
No encontro com os calouros o grupo PET faz um breve relato de sua história nas Instituições de Ensino Superior (IES), apresentando desde os surgimentos dos grupos até sua distribuição nas IES e o surgimento do Grupo PET Ciências Rurais no Campus de Curitibanos. Relatamos aos calouros as atividades já realizadas e as que ocorrem regularmente ao longo do semestre como os CinePET, Atividades nas Escolas da região de Curitibanos, organização de eventos (palestras, cursos, ciclo de debates e oficinas) e que eles terão a oportunidade de participar. Além de lembrá-los sempre de acompanhar nosso programa “UFSC em Comunicação”, que ocorre todos os sábados na rádio Maria Rosa FM, 104,9. A apresentação também conta com o relato pessoal dos petianos, a respeito de sua trajetória acadêmica e suas atividades no grupo PET, além de informações sobre o processo seletivo para os possíveis, futuros petianos.
Ser bem recebido onde quer que vamos gera o sentimento verdadeiro de acolhimento, amparo e solidariedade, fundamentais para redução da evasão no Ensino Superior e o bom desempenho acadêmico, desde os primeiros instantes na universidade. O grupo PET Ciências Rurais saúda os novos calouros e deseja a todos as boas vindas em sua nova casa, a UFSC Curitibanos